luisiana - определение. Что такое luisiana
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое luisiana - определение

ESTADO DOS ESTADOS UNIDOS
História da Luisiana; Louisiana; Luisiana (Estados Unidos da América); Luisiana (estado); US-LA; História da Louisiana
  • Beauregard]].
  • Diques protegem comunidades urbanas em áreas vulneráveis a enchentes e inundações.
  • A área em verde é Luisiana quando foi vendida pela [[França]] aos [[Estados Unidos]].
  • Mapa da Luisiana e de suas 64 paróquias.
  • [[Capitólio Estadual da Luisiana]] em [[Baton Rouge]].
  • Plataformas de extração de [[petróleo]] e de [[gás natural]]. A extração, refino, produção de derivados e a distribuição destes produtos é uma das principais fontes de renda da Luisiana.
  • [[Nova Orleães]].

Luisiana         
f.
Variedade de videira americana.
luisiana         
sf (top Luisiana) Bot Variedade de videira americana.
Luisiana (Nova Espanha)         
ANTIGA PROVÍNCIA ESPANHOLA NA AMÉRICA DO NORTE
Luisiana espanhola
A Luisiana (em espanhol: Luisiana) foi um distrito administrativo do Vice-Reino da Nova Espanha de 1762 a 1802 que consistia do território a oeste da bacia do rio Mississippi, mais a área histórica de Nova Orleães. A Espanha adquiriu o território da França, que o nomeou de La Louisiane em honra do rei Luís XIV em 1682.

Википедия

Luisiana

Luisiana (em inglês Louisiana e em francês Louisiane) é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na Região Sul do país, à beira do Golfo do México.

A história, economia e cultura da Luisiana está muito associada com o rio Mississípi (o rio mais longo do país). O Rio Mississípi desemboca no Golfo do México. O imenso delta do rio localiza-se na Luisiana. A região de Nova Orleães, atualmente a maior cidade do estado, foi inicialmente exploradas por franceses. Estes exploradores haviam partido do Quebeque, e, acompanhando o rio Mississípi, chegaram à região atualmente designada de Luisiana. Posteriormente, o Mississípi, servindo como uma rota hidroviária de grande importância, fizeram do estado um grande polo de transportes.

Desde o final do século XVIII, a Luisiana destacou-se por ser uma região multicultural. A Luisiana fora colonizada inicialmente pelos franceses, e fazia parte da província colonial de Luisiana, parte da Nova França. A Luisiana passou a estar sob controlo espanhol em 1763, e novamente sob controlo francês em 1800, para passar definitivamente a integrar os Estados Unidos em 1803. A economia do Estado dependia inicialmente da agricultura, e grandes quantidades de escravos foram usados nas lavouras. A partir do século XIX, grandes números de alemães, irlandeses e italianos instalaram-se no estado, e o estado passou a industrializar-se. Atualmente, a economia do estado depende primariamente do refino e distribuição de petróleo e derivados.

A Luisiana foi assim nomeada pelo primeiro explorador que explorou a região, o francês René Robert Cavelier, que assim nomeou o estado em homenagem ao Rei francês Luís XIV de França. Seu cognome é The Pelican State, que significa "O Estado Pelicano". Pelicanos eram muito comuns no litoral do estado, embora atualmente estas aves estejam ameaçadas de extinção.